terça-feira, 29 de novembro de 2011

Telecentros Comunitários


São espaços públicos com computadores conectados à internet, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
Objetivo principal dos telecentros  é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e também criar  oportunidades aos cidadãos.  
Instalações e Equipamentos: O telecentro é composto por um projetor multimídia, 11 computadores com sistema operacional Linux sendo um destinado ao professor e os outros 10 para os alunos. Possui também, impressora e um quadro branco.
O ambiente é totalmente climatizado, os computadores são equipados com microfone e fones de ouvido, monitor LCD 15 polegadas, teclado, mouse, estabilizador e CPU.
Atividades Desenvolvidas:
Uso livre dos equipamentos; Acesso à internet; Curso de navegação na internet; Cursos de informática básica; Produção e compartilhamento do conhecimento coletivo (conteúdo produzido a partir das capacitações); Ex: Criação de blogs, textos, email,etc.
Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento; Ex:  Atividades culturais elaboradas a partir de datas festivas e eventos realizados na cidade. (Folder de aniversário da cidade).
Oficinas de alfabetização digital (proporcionar as pessoas que não tenham nenhum conhecimento em informática uma familiarização com a tecnologia desde coordenação motora com o mouse, digitação de textos, ligar e desligar o computador corretamente, cuidados em geral com a máquina, etc.)
Público:  AABB; Asema; 3ª Idade; Projovem; Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário