segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um alerta para a sociedade mundial

 ‘Uma verdade inconveniente’, um documentário feito sobre palestras proferidas pelo democrata Al Gore, refere-se ao aquecimento global e é o tipo de documentário que nos faz pensar. Nos impressiona, incomoda e causa espanto, mesmo vendo todos os dias em jornais, revistas e telejornais sobre o assunto.
Com uma linguagem simples e clara Al Gore sensibiliza as pessoas para questões ambientais. Realizando palestras em todo mundo, tem como tema principal o aquecimento global, utilizando slides, gráficos, fotografias, animações e muito mais, o palestrante deixa seus ouvintes envolvidos e perplexos com o tema.
O principal foco do documentário são as mudanças climáticas do planeta, tempestades, furacões, secas, inundações, enfim, fenômenos da natureza que estão causando uma verdadeira Crise global.
Para Al Gore, uma vez que estamos enchendo a atmosfera de poluição, todos somos responsáveis pelas mudanças do clima. Utilizando como exemplo os dados do Furacão Katrina, que em 29 de agosto de 2005 destruiu Nova Orleans, USA.
Relata o palestrante que o aquecimento global não é apenas uma questão ambiental, é uma questão política e econômica uma vez que, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento industrial, e talvez seja por isso que o governo de W. Busch ainda não tenha aderido ao Protocolo de Kióto. Entretanto, diz Al Gore que já existe mudança em alguns estados como a Califórnia, onde 319 cidades já adotaram o citado protocolo.
Outro relato feito por Al Gore é sobre os recursos naturais do planeta, da nossa biodiversidade, pois se destruímos a fauna e a flora, posto que, são provindas dessas a matéria prima na fabricação de medicamentos, sendo esses recursos passíveis de extinção, isso traria prejuízos irreparáveis às empresas farmacêuticas, prejudicando a toda população, como um efeito dominó.
Diante de todo o exposto, em seu documentário Al Gore não procura apenas apontar problemas, explicá-los e deixar todos apavorados com a situação ambiental, ele procura também promover mudanças profundas relacionadas aos valores morais e culturais das pessoas. Ele aponta o que podemos fazer, como comprar produtos recicláveis, como usar a água e a energia de forma sustentável, ou seja, se não acordarmos enquanto é tempo o que será das gerações futuras. Portanto, este documentário funciona como um alerta para a sociedade mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário