terça-feira, 29 de novembro de 2011

Telecentros Comunitários


São espaços públicos com computadores conectados à internet, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
Objetivo principal dos telecentros  é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e também criar  oportunidades aos cidadãos.  
Instalações e Equipamentos: O telecentro é composto por um projetor multimídia, 11 computadores com sistema operacional Linux sendo um destinado ao professor e os outros 10 para os alunos. Possui também, impressora e um quadro branco.
O ambiente é totalmente climatizado, os computadores são equipados com microfone e fones de ouvido, monitor LCD 15 polegadas, teclado, mouse, estabilizador e CPU.
Atividades Desenvolvidas:
Uso livre dos equipamentos; Acesso à internet; Curso de navegação na internet; Cursos de informática básica; Produção e compartilhamento do conhecimento coletivo (conteúdo produzido a partir das capacitações); Ex: Criação de blogs, textos, email,etc.
Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento; Ex:  Atividades culturais elaboradas a partir de datas festivas e eventos realizados na cidade. (Folder de aniversário da cidade).
Oficinas de alfabetização digital (proporcionar as pessoas que não tenham nenhum conhecimento em informática uma familiarização com a tecnologia desde coordenação motora com o mouse, digitação de textos, ligar e desligar o computador corretamente, cuidados em geral com a máquina, etc.)
Público:  AABB; Asema; 3ª Idade; Projovem; Comunidade.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Energia Hidrualica


A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia de uma massa de água (energia renovável). A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou uma queda de água.
Normalmente constroem-se diques que param o curso da água acumulando-a num reservatório a que se chama barragem. Noutros casos, existem diques que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar pela turbina de forma a produzir electricidade.


Vantagens:
  • A energia é produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso, o movimento da água;
  • Não polui o meio ambiente;
  • É de baixo custo de produção
Desvantagens:
  • A constução de centrais hidroeléctricas geralmente exige a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossitemas;
Dependendo do tipo de relevo e da região onde se encontra o empreendimento, as hidroeléctricas podem tembém ocasionar o alargamento de terras e o descolamento de populações ribeirinhas.
Fonte:

Energia Fossil


Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais.
Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.

Consequências da utilização de combustíveis fósseis
- Como não são recursos inesgotáveis, uma das principais preocupações está relacionada com o possível esgotamento das jazidas.
Os combustíveis fósseis demoram dois milhões de anos para se formarem. Actualmente os humanos gastam desmesuradamente recursos que se formaram á mais de 65 milhões de anos no tempo dos dinossauros. Uma vez esgotados não é possível fabricá-los e temos que esperar muito tempo para voltarem a existir. Assim, é melhor preservá-los e poupá-los antes que esgotem. Eles não se renovam nem se fabricam

- Outro aspecto, não menos importante, está relacionado com o impacte ambiental, sobretudo no que diz respeito a fenómenos de poluição em várias vertentes.



Fonte:

Biomassa


Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis , embora estes também sejam derivados da vida vegetal ( carvão mineral ) ou animal ( petróleo e gás natural ), mas são resultado de milhões de anos de actividade até à conversão na sua forma actual. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável , enquanto os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

Vantagens:
  • Baixo custo de aquisição;
  • Não emite dióxido de enxofre;
  • As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
  • Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
  • Menor risco ambiental;
  • Recurso renovável;
  • Emissões não contribuem para o efeito estufa.
Desvantagens:
  • Menor poder calorífico;
  • Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado;
  • Dificuldades no estoque e armazenamento.
  • Medidas Indiretas no Controle de Poluição do ar:
  • Impedir a geração de poluente
  • Diminuir a quantidade gerada
  • Diluição através de chaminé alta
  • Adequada localização da fonte 
       

Produtos derivados da Biomassa

  • Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia elétrica.
  • Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono por meio da decomposição de materiais como lixo, alimentos, esgoto e esterco em digestores de biomassa.
  • Biomass-to-Liquids: líquido obtido em duas etapas. Primeiro é realizado um processo de gasificação, cujo produto é submetido ao processo de Fischer-Tropsch. Pode ser empregado na composição de lubrificantes e combustíveis líquidos para utilização em motores do ciclo diesel.
  • Etanol Celulósico: etanol obtido alternativamente por dois processos. Em um deles a biomassa, formada basicamente por moléculas de célulose, é submetida ao processo de hidrólise enzimática, utilizando várias enzimas, como a celulase, celobiase e β-glicosidase. O outro processo é composto pela execução sucessiva das três seguintes fases: gasificação, fermentação e destilação.
  • Bioetanol "comum": feito no Brasil à base do sumo extraído da cana de açúcar (caldo-de-cana). Há países que empregam milho (caso dos Estados Unidos) e beterraba (da França) para a sua produção. O sistema à base de cana-de-açúcar empregado no Brasil é mais viável do que o utilizado pelo americano e francês.
  • Biodiesel: é feito do dendê, da mamona e da soja.
  • Óleo vegetal: Pode ser usado em Motores diesel usando a tecnologia Elsbett.






Fonte:

http://www.slideshare.net/cavaco_and_telmao/trabalho-sobre-biomassa-power-point