sábado, 20 de agosto de 2011

Energia Eólica


Energia eólica é aquela que provem da força do vento, essa energia pode transformar-se em Mecânica e Elétrica. 
A energia eólica é usada para vários fins, entre eles estão alguns que irei citar abaixo:

1-Um barco á vela usa a energia dos ventos para se deslocar na água.

                                                                      fonte:google
2-O vento gira as lâminas largas da turbina que acionam os geradores produzindo eletricidade.
                                                                    fonte:google
3-Usado para girar a mó dos moinhos transformando o milho em farinha.

                                                                      fonte:google

Vantagens:
-É inesgotável;
-Não emite gases poluentes nem geram resíduos;
-Diminui a emissão de gases de efeito de estufa.

Desvantagens:
-A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; 
-Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroelétrica;
-Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem.




Fontes:www.portaenergia.com
               www.abcdaernergia.com

domingo, 14 de agosto de 2011

Energia Solar


A energia solar é o tipo de energia  que é proveniente do sol, e após captada essa energia pode ser utilizada pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:
Direto significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem
Indireto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

Vantagens
  • A energia solar não polui durante sua produção.
  • As centrais necessitam de manutenção mínima.
  • Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
  • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética.
Desvantagens
  • Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.
  • Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
  • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
                                                                                                            fonte: google


Fonte: wikipédia 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um alerta para a sociedade mundial

 ‘Uma verdade inconveniente’, um documentário feito sobre palestras proferidas pelo democrata Al Gore, refere-se ao aquecimento global e é o tipo de documentário que nos faz pensar. Nos impressiona, incomoda e causa espanto, mesmo vendo todos os dias em jornais, revistas e telejornais sobre o assunto.
Com uma linguagem simples e clara Al Gore sensibiliza as pessoas para questões ambientais. Realizando palestras em todo mundo, tem como tema principal o aquecimento global, utilizando slides, gráficos, fotografias, animações e muito mais, o palestrante deixa seus ouvintes envolvidos e perplexos com o tema.
O principal foco do documentário são as mudanças climáticas do planeta, tempestades, furacões, secas, inundações, enfim, fenômenos da natureza que estão causando uma verdadeira Crise global.
Para Al Gore, uma vez que estamos enchendo a atmosfera de poluição, todos somos responsáveis pelas mudanças do clima. Utilizando como exemplo os dados do Furacão Katrina, que em 29 de agosto de 2005 destruiu Nova Orleans, USA.
Relata o palestrante que o aquecimento global não é apenas uma questão ambiental, é uma questão política e econômica uma vez que, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento industrial, e talvez seja por isso que o governo de W. Busch ainda não tenha aderido ao Protocolo de Kióto. Entretanto, diz Al Gore que já existe mudança em alguns estados como a Califórnia, onde 319 cidades já adotaram o citado protocolo.
Outro relato feito por Al Gore é sobre os recursos naturais do planeta, da nossa biodiversidade, pois se destruímos a fauna e a flora, posto que, são provindas dessas a matéria prima na fabricação de medicamentos, sendo esses recursos passíveis de extinção, isso traria prejuízos irreparáveis às empresas farmacêuticas, prejudicando a toda população, como um efeito dominó.
Diante de todo o exposto, em seu documentário Al Gore não procura apenas apontar problemas, explicá-los e deixar todos apavorados com a situação ambiental, ele procura também promover mudanças profundas relacionadas aos valores morais e culturais das pessoas. Ele aponta o que podemos fazer, como comprar produtos recicláveis, como usar a água e a energia de forma sustentável, ou seja, se não acordarmos enquanto é tempo o que será das gerações futuras. Portanto, este documentário funciona como um alerta para a sociedade mundial.