domingo, 18 de setembro de 2011

Reciclagem de Pneus


   Recliclar Pneu é Lei !
   A Política Nacional de Meio Ambiente, em seu artigo 94, Subseção X – dos
Pneumáticos, bem como o Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA, no artigo 2º da Resolução 258/99, obrigam as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos e veículos a coletar e a dar destinação final, ambientalmente adequada, aos pneus inservíveis existentes no território nacional.
   Atualmente para cada quatro pneus novos fabricados no País ou pneus novos importados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a cinco pneus inservíveis, e para cada três pneus reformados importados, de qualquer tipo, as empresas importadoras deverão dar destinação final a quatro pneus inservíveis.

   Descarte de pneus
   O que pode ser feito para o meio ambiente?
·       Antes de entregar seus pneus inutilizados ao Ecoponto, os mantenha em lugar abrigado e cubra-os para evitar que a água entre e se acumule. Pequenas ações como essa ainda podem evitar doenças.
·       Siga a lei e não jogue pneus em qualquer lugar. Pense que há entidades interessadas na reciclagem. Os benefícios? Para cada meio quilo de borracha feita de materiais reciclados, são economizados cerca de 75% a 80% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de borracha virgem (nova); se economiza petróleo (uma das fontes de matéria-prima) e se reduz o custo final da borracha em mais de 50%.
·       Não ponha fogo em pneus. Queimados, podem causar incêndios, pois cada um é capaz de ficar em combustão por mais de um mês, liberando mais de dez litros de óleo no solo, contaminando a água do subsolo e aumentando a poluição do ar. Essa prática também é proibida pela legislação ambiental
·       Reduzir o consumo dos pneus, mantendo-os adequadamente cheios e alinhados, também é uma boa idéia. Faça rodízio e balanceamento a cada dez mil quilômetros e procure usar pneus com tiras de aço, que têm uma durabilidade 90% maior do que o normal.
                                                        

Fonte:                                   
http://www.acessa.com
http://www.ecobalbo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário